É uma receita fácil, mas um pouco demorada, uma vez que é tudo feito à parte. A quantidade depende do número de pessoas, foi a primeira vez que fiz, para dois, ainda sobrou imenso para congelar! Ficou tão bom que decidi partilhar e como a avó H e a J queriam a receita...aqui está!
Coloquei no forno 3 alheiras de Mirandela, envolvidas em prata, 30 a 40min aprox, 200ºC. Depois cozi as batatas e fiz o puré, ao qual acrescento sempre um pouco de leite, manteiga e umas gotas de sumo de limão. Cozi um molho de grelos de nabiça e depois de escorridos salteei, numa sauté, com azeite e alho.
Na terrina de servir coloquei uma camada fina de puré, depois as alheiras, já sem pele, aos pedaços, mais uma camada de puré, os grelos salteados, deitei por cima destes o azeite e o alho da sauté, a última camada de puré e depois cobri toda a terrina com broa de milho esfarelada, sem côdea, e queijo da ilha ralado (existem uns sacos, marca Pingo Doce, deste queijo, já ralado, muito práticos para este tipo de pratos).
Vai ao forno a gratinar. Como já tinha os grelos acompanhei somente com tomate-cereja, com azeite e óregãos, só para refrescar! Muuuuuuuuuuuuuuuuito bom!
Sem comentários:
Enviar um comentário